Pós-Doutoranda e Doutora em Administração pelo Instituto Coppead/UFRJ na área de Cultura e Consumo. Mestre em Administração pelo IAG/PUC-Rio. Especialista em Marketing pela FGV e Graduada em Administração pelo IAG/PUC-Rio. É Pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo do Coppead/UFRJ. Coordenadora Acadêmica dos cursos das linhas Executiva, Pós-graduação e MBAs nas áreas de Gestão Empresarial e Marketing & Consumer Insights da Escola Nacional de Seguros (ENS). Professora das áreas de Organizações e Marketing, dos cursos de MBA da FGV e IBMEC. Foi professora do IAG/PUC-Rio por mais de 9 anos. Foi professora do curso de graduação em Comunicação Social da ESPM. Foi coordenadora e especialista da FGV Projetos em consultorias de desenvolvimento de mercados. Participou de projetos de pesquisa de mercado realizados pelo PUC-Rio/IAG Corporate para empresas e foi pesquisadora da Qualimetrica Consultoria e Pesquisa de Marketing. Atuou como executiva nas áreas de Finanças, Marketing e Negócios na Ambev e Fundação Getulio Vargas. Foi Diretora Executiva do Grupo OdontoPrev SA.
Cenários Econômicos
Disciplina - Cenários Econômicos
Fundamentos para a análise de conjuntura. Métodos e prática adotados na construção de cenários. Cenários econômicos internacionais. Cenário econômico brasileiro. Cenário econômico do mercado de seguros internacional e brasileiro.
Matemática Financeira
Disciplina - Matemática Financeira
Juros simples. Montantes compostos. Frequência de capitalização. Taxas:
nominal, proporcionais, reais ou efetivas, equivalentes. Descontos: simples e
compostos. Anuidades postergadas e antecipadas. Equivalência e valor do
dinheiro no tempo. Fluxo de caixa (Incremental). Método do valor atual e da
taxa de retorno. Comparação dos métodos. Taxas múltiplas de retorno.
Investimentos mutuamente exclusivos.
Estatística Aplicada a Negócios
Disciplina - Estatística Aplicada a Negócios
Definição, conceito e aplicação de Estatística. Distribuição de frequência.
Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Teoria da probabilidade.
Distribuição de probabilidade. Amostragem. Testes de hipóteses e significância.
Covariância e correlação. Regressão linear.
Ética e Responsabilidade Social Corporativa
Disciplina - Ética e Responsabilidade Social Corporativa
A Ética e sua relação direta com o mundo contemporâneo. A lógica hegemônica do mercado como paradigma das relações sociais. Relações do mundo corporativo com o mercado. Conflitos de interesse. Responsabilidade social. Histórico e cenário atual do desenvolvimento sustentável. Principais conceitos. Partes interessadas (stakeholders). Investimento Social Privado (ISP). Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Conceito Triple Bottom Line (TBL). Sustentabilidade como estratégia de negócio. Gestão e governança da sustentabilidade. Principais iniciativas nacionais e internacionais. Sustentabilidade e o setor de seguros. Protocolo do Seguro Verde. Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI). Implantação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros.
Fundamentos e Estrutura do mercado de resseguros
Disciplina - Fundamentos e Estrutura do mercado de resseguros
Introdução ao
resseguro; resseguro, cosseguro e retrocessão. Introdução aos diferentes
modelos de regulação das operações de resseguro no mundo. Análise do modelo
proposto pela LC nº 126/2007. Condições de acesso e regras de operação do
mercado de resseguros. Implicações para a operação das seguradoras. Análise do
padrão defendido pela IAIS e principais temas em discussão. A função do
resseguro no mercado. Principais atores e relacionamentos. Estabelecimento de
limites técnicos.