Doutorando em Administração de Empresas pela Coppead-UFRJ, mestre em Administração de Empresas pela EBAPE-FGV, pós-graduado em Design Digital pelo Infnet, especialista (MBA) em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Comunicação Social-RP. Sócio fundador da Agência Multicom e UM Digital, Diretor da Abradi-RJ e consultor do Sebrae. Atua com marketing digital há mais de 15 anos. É consultor, palestrante, professor e pesquisador na área de marketing digital, empreendedorismo (Startups e Scaleups) e negócios internacionais. Na atividade docente é professor de pós-graduação na FGV e em diversas universidades do país. Atua como mentor e consultor de Startups.
Transformação digital no mercado de seguros e Cultura digital na prática
Disciplina - Transformação digital no mercado de seguros e Cultura digital na prática
· Conceitos;
· Oportunidades;
· Perspectivas;
· Benefícios;
· Tendências;
· Novas tecnologias;
· Exemplos práticos do mundo dos negócios;
· Internet das coisas (IoT);
· Inteligência Artificial (IA);
· Mobile and Analytics;
· Outras ferramentas;
· Gestão de vendas;
· Gestão de marketing digital;
· Novos serviços e produtos;
· Estrutura para transformação digital;
· Como Gerenciar a mudança organizacional;
· Liderança na transformação digital;
· Novas competências para a nova realidade do mercado.
Propósito, motivações de carreira e o papel da liderança 2.0
Disciplina - Propósito, motivações de carreira e o papel da liderança 2.0
· Contexto histórico;
· Tipos de liderança;
· Liderança e motivação;
· A arte de liderar e inspirar;
· Atitudes motivadoras;
· Profissionais de alta performance;
· Realização profissional;
· Cultura digital e inovação;
· Inovação social;
· Novas relações e a liberdade no trabalho;
· O Líder Coach;
· Organizações exponenciais;
· Novas motivações e seu impacto nas estratégias das empresas;
· Desenvolvendo equipes de alto desempenho.
Metodologias digitais: Lean Startup, Design Thinking, Business Model Canvas
Disciplina - Metodologias digitais: Lean Startup, Design Thinking, Business Model Canvas
· Diferença entre BMC e Plano de Negócios;
· Os Blocos do Business Model Canvas;
· Fundamentos do Lean Canvas Startup;
· Loop de Aprendizado;
· MVP (Produto de Menor Valor Viável);
· Ponto de vista e Ideação;
Protótipo e testes.
Cenários Prospectivos no Mercado de Seguros
Disciplina - Cenários Prospectivos no Mercado de Seguros
· Formas de estudar o futuro
· Atitude prospectiva – definição e contexto
· Estratégia e posicionamento perante o futuro
· Definir planejamento baseado em cenários e seus objetivos
· Definir o que são cenários
· Listar métodos de elaboração de cenários prospectivos
· Identificar as características de cada método
· Desafios;
· Oportunidades;
· Inovações;
· Principais conceitos;
· Gestão de vendas;
· Gestão de marketing digital;
· Novos serviços e produtos;
· Conceito sobre Análise Estrutural;
· Elaboração da Análise Estrutural;
· Matriz de impacto cruzado;
· Cenários possíveis, desejáveis e realizáveis.
Tecnologias Disruptivas (blockchain, VR, Cloud, IoT)
Disciplina - Tecnologias Disruptivas (blockchain, VR, Cloud, IoT)
· Tendências;
· Novas tecnologias;
· Exemplos práticos do mundo dos negócios;
· Conceitos;
· Oportunidades;
· Perspectivas;
· Benefícios;
· Internet das coisas (IoT);
· Inteligência Artificial (IA);
· Blockchain;
· Outras ferramentas;
· Novas estratégias de seguradoras;
· Novas experiências do usuário;
· Benefícios do uso em novas tecnologias no mercado de seguros.
Projeto Integrador em Cultura e Negócios Digitais no Mercado de Seguros
Disciplina - Projeto Integrador em Cultura e Negócios Digitais no Mercado de Seguros
Orientação do Projeto Integrador em Cultura e Negócios Digitais no Mercado de Seguros
Disciplina - Orientação do Projeto Integrador em Cultura e Negócios Digitais no Mercado de Seguros