O gerenciamento de riscos permite que a empresa identifique as ameaças e conheça as ações necessárias a serem tomadas, aproveitando melhor as oportunidades e definindo seus objetivos de forma clara.
Este MBA capacita os alunos para atuar na análise, na avaliação e nos processos de tomada de decisão, referentes às mais variadas questões de gerenciamento de riscos organizacionais e empresariais, com foco direcionado à cadeia produtiva do seguro.
O curso vai além da atividade dentro das seguradoras, sendo indicado também para os clientes, reguladores e corretores.
O curso é estruturado nos conceitos do Risk Thinking, ou gestão baseada em riscos, sendo organizado em 3 módulos.
Módulo I trata dos Fundamentos e do Estabelecimento do Contexto, impressões e perspectivas diante dos riscos da cadeia produtiva, nas quais as suas empresas e organizações estão inseridas.
O Módulo II é de aplicação operacional, onde são desenvolvidos os Processos de Avaliação de Riscos e contempla um Programa de Especialização em Identificação e Análise de Riscos.
O Módulo III desenvolve o Gerenciamento Tratamento de Riscos, com vistas a atender aos aspectos da formação do gestor de riscos com abordagem executiva.
As disciplinas do MBA podem ser cursadas individualmente como cursos de Extensão, integradas aos Programas de Especialização (Módulos: Fundamentos, Operacional e Gerenciamento), além da forma integral.
Mercado de Trabalho
Riscos sempre existem, mas eles podem e devem ser calculados e minimizados. A área de Riscos e Seguros tem crescido exponencialmente nos últimos meses, trazendo a necessidade de bons profissionais.
Prepare-se para atuar na gestão de negócios e especialize-se no sólido e próspero mercado de seguros, um setor que não conhece crise.
Dê o passo decisivo para alcançar o próximo nível e inscreva-se!
Carga
Horária
360 h/a
1 ano e meio
Especialista
DISCIPLINAS
DO CURSO
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Cenários Econômicos
Contextualização dos cenários Econômicos. Análise externa: estrutura do mercado, forças competitivas e grupos estratégicos. Análise interna: recursos, capacidades e competências-chave. Vantagem competitiva e desempenho: abordagens da criação de valor de valor econômico, lucratividade e criação de valor para o acionista. Modelos de negócios.
Planejamento Estratégico
Fundamentos para a análise de conjuntura. Métodos e prática adotados na construção de cenários. Cenários econômicos internacionais. Cenário econômico brasileiro. Fundamentos da estratégia. Planejamento e gestão estratégica da cadeia produtiva. O processo de planejamento estratégico. Formulação da estratégia. Implementação da estratégia.
Governança Corporativa e Controles Internos
Definição de controles internos e riscos. Committee Of Sponsoring Organizations (COSO). Lei Sarbanes-Oxley. Governança corporativa. Principais princípios e conceitos abordados pelo: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA). Motivação para investimento em governança corporativa. Controles internos, comitê de auditoria e auditorias interna e externa.
Ética e Responsabilidade Social Corporativa
Ética e sua relação direta com o mundo contemporâneo. A lógica hegemônica do mercado como paradigma das relações sociais. Relações do mundo corporativo com o mercado. Conflitos de interesse. Responsabilidade social. Histórico e cenário atual do desenvolvimento sustentável. Principais conceitos. Partes interessadas (stakeholders). Investimento Social Privado (ISP). Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Conceito Triple Bottom Line (TBL). Sustentabilidade como estratégia de negócio. Gestão e governança da sustentabilidade. Principais iniciativas nacionais e internacionais. Implantação dos Princípios para Sustentabilidade.
Contabilidade Gerencial e Indicadores
As demonstrações contábeis. O balanço patrimonial. A demonstração do resultado do exercício. As demonstrações complementares. Notas explicativas. Relatório dos administradores. Parecer dos auditores. Objetivos da análise das demonstrações contábeis. Metodologias de análise: vertical, horizontal e através de índices. Análise através de índices. Principais indicadores utilizados no mercado de seguros. A importância relativa de cada índice.
Definição, conceito e aplicação de Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Teoria da probabilidade. Distribuição de probabilidade. Amostragem. Testes de hipóteses e significância. Covariância e correlação. Regressão linear.
Tópicos Especiais em Inovação, Gestão de Riscos e Seguros
Desenvolvidos em seminários e palestras técnicas sobre os diversos temas relacionados à inovação dos processos de negócios e na gestão de riscos aplicados aos processos de negócios, na cadeia produtiva das empresas. Serão encontros com duração de no mínimo 3 horas/aula, nos quais serão apresentados e discutidos assuntos relacionados às diversas atividades relacionadas à gestão de riscos: a identificação do apetite e da tolerância aos riscos, o desenvolvimento de indicadores de desempenho e de riscos, as formas de transferências dos riscos e coberturas securitárias além dos modelos de negócios emergentes e seus riscos, num ambiente de mudanças e de inovação.
Em Breve
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Programação de Aulas
Início: 06/05/2024 Semanal
Terca: 19h às 22h15h
Quinta: 19h às 22h15h
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