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Sobre o Curso

Gestão Estratégica de Seguros

Este MBA forma especialistas para ocuparem cargos de gestão nas áreas de Resseguro, Previdência Privada Aberta e Saúde Suplementar.

As aulas são ministradas por docentes renomados e atuantes no mercado de seguros. O conteúdo é dividido em três módulos: Instrumentais, Gestão e Específicas.

Há ainda um módulo opcional, que conta com disciplinas como Matemática Financeira, Estatística Aplicada a Negócios e Cenários Econômicos, entre outras. Todas pensadas para que os alunos alcancem uma formação completa!

Parceria com a IBM

O programa IBM ACADEMIC INITIATIVE oferece acesso à tecnologia da IBM e permite que os alunos se formem com experiência prática.

Ao final do curso, os participantes que concluírem a disciplina Gestão da Inovação recebem, além do MBA, um certificado assinado pelas instituições IBM e ENS.


Impulsione sua carreira de forma consistente

Hoje o mercado de seguros representa entre 6% a 7% do PIB nacional. Poucos setores têm esse índice de penetração na nossa economia, e a tendência é de crescer ainda mais.

O MBA irá proporcionar uma visão ampla dos negócios e do funcionamento das empresas e das instituições do mercado segurador, além de preparar você para atuar em diferentes segmentos de negócios e empreendimentos, com tomada de decisões consistentes e fundamentadas.

Dê o passo decisivo para alcançar o próximo nível. Inscreva-se!

Carga
Horária

Presencial

360 horas

Duração

1 ano e meio

Certificação

Especialista

DISCIPLINAS
DO CURSO

Selecione os módulos para ver as disciplinas

Módulo 1
Módulo 2
Módulo 3
Módulo 4

MÓDULO - INSTRUMENTAIS (ONLINE E OPCIONAIS)

Cenários Econômicos

Fundamentos para a análise de conjuntura. Métodos e prática adotados na construção de cenários. Cenários econômicos internacionais. Cenário econômico brasileiro. Cenário econômico do mercado de seguros internacional e brasileiro.

Matemática Financeira

Juros simples. Montantes compostos. Frequência de capitalização. Taxas: nominal, proporcionais, reais ou efetivas, equivalentes. Descontos: simples e compostos. Anuidades postergadas e antecipadas. Equivalência e valor do dinheiro no tempo. Fluxo de caixa (Incremental). Método do valor atual e da taxa de retorno. Comparação dos métodos. Taxas múltiplas de retorno. Investimentos mutuamente exclusivos.


Estatística Aplicada a Negócios

Definição, conceito e aplicação de Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Teoria da probabilidade. Distribuição de probabilidade. Amostragem. Testes de hipóteses e significância. Covariância e correlação. Regressão linear.


Ética e Responsabilidade Social Corporativa

A Ética e sua relação direta com o mundo contemporâneo. A lógica hegemônica do mercado como paradigma das relações sociais. Relações do mundo corporativo com o mercado. Conflitos de interesse. Responsabilidade social. Histórico e cenário atual do desenvolvimento sustentável. Principais conceitos. Partes interessadas (stakeholders). Investimento Social Privado (ISP). Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Conceito Triple Bottom Line (TBL). Sustentabilidade como estratégia de negócio. Gestão e governança da sustentabilidade. Principais iniciativas nacionais e internacionais. Sustentabilidade e o setor de seguros. Protocolo do Seguro Verde. Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI). Implantação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros.


Fundamentos e Estrutura do mercado de resseguros

Introdução ao resseguro; resseguro, cosseguro e retrocessão. Introdução aos diferentes modelos de regulação das operações de resseguro no mundo. Análise do modelo proposto pela LC nº 126/2007. Condições de acesso e regras de operação do mercado de resseguros. Implicações para a operação das seguradoras. Análise do padrão defendido pela IAIS e principais temas em discussão. A função do resseguro no mercado. Principais atores e relacionamentos. Estabelecimento de limites técnicos.


Presencial - Rio de Janeiro

Gestão Estratégica de Seguros

Em Breve

Endereço:

Rua Senador Dantas, 74 - 3º andar - Centro - Rio de Janeiro - Telefones: (21) 3380-1052 / 1053

Tenho Interesse

Coordenador Acadêmico Executivo

Camila Braga Soares Pinto

Camila Braga Soares Pinto

D. Sc

Pós-Doutoranda e Doutora em Administração pelo Instituto Coppead/UFRJ na área de Cultura e Consumo. Mestre em Administração pelo IAG/PUC-Rio. Especialista em Marketing pela FGV e Graduada em Administração pelo IAG/PUC-Rio. É Pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo do Coppead/UFRJ. Coordenadora Acadêmica dos cursos das linhas Executiva, Pós-graduação e MBAs nas áreas de Gestão Empresarial e Marketing & Consumer Insights da Escola Nacional de Seguros (ENS). Professora das áreas de Organizações e Marketing, dos cursos de MBA da FGV e IBMEC. Foi professora do IAG/PUC-Rio por mais de 9 anos. Foi professora do curso de graduação em Comunicação Social da ESPM. Foi coordenadora e especialista da FGV Projetos em consultorias de desenvolvimento de mercados. Participou de projetos de pesquisa de mercado realizados pelo PUC-Rio/IAG Corporate para empresas e foi pesquisadora da Qualimetrica Consultoria e Pesquisa de Marketing. Atuou como executiva nas áreas de Finanças, Marketing e Negócios na Ambev e Fundação Getulio Vargas. Foi Diretora Executiva do Grupo OdontoPrev SA.

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